Tufão Hagibis deve atingir o Japão neste fim de semana

Meteorologistas no Japão alertam que 1 forte tufão deverá atingir ampla área do país, desde o oeste até o norte, durante o fim de semana. Nesta 4ª feira (9.out.2019), o Tufão Hagibis se encontra próximo às Ilhas Mariana, a noroeste do país asiático, segundo a Agência de Meteorologia do país.

Ainda de acordo com a agência, o tufão pode chegar muito perto do oeste e leste do Japão, antes de se direcionar para o norte, ao longo do sábado e domingo. Os ventos já deverão se intensificar nas ilhas de Ogasawara nesta 4ª, e o mar ficará agitado a partir de 5ª feira (10.out.2019).

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;}.mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

A agência também informou que o Hagibis ganhou intensidade rapidamente em um período de 24 horas, tornando-se o que meteorologistas dos Estados Unidos chamam de supertufão.

Ele deve criar marés muito altas na costa sudeste do Japão, inclusive na baía de Tóquio. Além disso, deve provocar muita ventania e fortes chuvas.

O professor Kazuhisa Tsuboki, da Universidade de Nagoya, disse que é raro um tufão ganhar tanta intensidade em apenas um dia. Ele atribui a velocidade do tufão ao fato de ele ter atravessado áreas nas quais a temperatura da água do mar era elevada.

Tsuboki alerta para a possibilidade de o Hagibis manter a intensidade enquanto se aproxima do Japão, já que a temperatura dos mares ao redor do país se encontra mais elevada do que a média.

Com informações da Agência Brasil.