Galinhas especiais estão no topo da cadeia de produção da indústria de ovos


Investir nas melhores aves é a chave para garantir o sucesso de milhares de granjas. Galinhas especiais estão no topo da cadeia de produção da indústria de ovos
Reprodução/TV TEM
Em Avaré (SP), o Nosso Campo esteve em uma granja onde são criadas cerca de um milhão de galinhas. Juntas, elas produzem em média 25 milhões de ovos por mês, aproximadamente 800 mil por dia.
A produção de tantos ovos é facilitada pela automação. Começa nos galpões onde as aves ficam, passa pela limpeza e vai até a coleta dos ovos.
Na fábrica, os ovos são selecionados, separados por tipo, colocados em bandejas e embalados para comercialização. Um ponto importante em todo esse processo é a genética das aves, que precisa ser de qualidade para alcançar um bom rendimento.
No topo da cadeia das galinhas poedeiras tem as linhas puras. Delas nascem as bisavós, que vêm da Europa. Do acasalamento das bisavós vêm as avós, que ficam na granja em Itapetininga (SP). Os avós são os pais das matrizes, que geram o frango que a gente come ou as galinhas poedeiras.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 22/12/2019)
Galinhas especiais estão no topo da cadeia de produção da indústria de ovos
Em outra granja em Itapetininga, conferimos o cuidado com as galinhas criadas para gerar uma descendência produtiva.
Cada linha pura responde, no final de toda a cadeia, por R$ 180 milhões de ovos para consumo. Qualquer problema em alguma etapa dessa cadeia representa um prejuízo enorme.
A cada geração, a genética é transferida de forma melhorada. Atualmente, são 28 mil galinhas em um ambiente totalmente controlado para evitar doenças e aumentar o conforto para reprodução.
O diretor geral da empresa, Marco de Almeida, diz que as aves que estão em Itapetininga seriam capazes, em termos de produção, de abastecer todos os 40 bilhões de ovos que são consumidos no Brasil por ano e que isso só não acontece porque parte das aves é direcionada para outros países. Ele comenta que, a cada quatro ovos comprados nos supermercados do Brasil, um é derivado de linhagens que foram reproduzidas no município.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes Sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo