Senado dos EUA define regras do julgamento do impeachment de Trump

O Senado norte-americano definiu na madrugada desta 4ª feira (22.jan.2020) as regras do julgamento do impeachment do presidente dos EUA, Donal Trump. A reunião durou mais de 11 horas.

A maioria republicana rejeitou todas as 11 tentativas apresentadas pelo líder da oposição, Chuck Schumer, em convocar novas testemunhas para depor contra o presidente.

No entanto, essa possibilidade não foi totalmente descartada uma vez que o assunto voltará a ser debatido e votado. O julgamento será retomado na tarde de 4ª feira.

.mod-newsletter.full .title, .mod-newsletter.full h1 {font-size:18px;text-transform:none;}.mod-newsletter.full .title small, .mod-newsletter.full h1 small{font-size:16px;}.mod-newsletter .title, .mod-newsletter h1{font-family:”Prelo”,sans-serif;}.mod-newsletter.full input[type=text]{font-size:14px;padding: 10px 7px;}.mod-newsletter.full input[type=submit] {padding:9px 0;margin-top:-21px}.mod-newsletter.full {margin:15px 10px; padding:20px 15px 15px; border: 1px solid #d2d2d2; background:transparent; background-color#fff;}.enviar .container {width:100%;}.content.wp h1, .content.wp h2 .enviar{margin:0;}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1{font-size:15px;}}@media only screen and (max-width: 1279px){.mod-newsletter.full h1 small{font-size:14px;}}@media only screen and (max-width: 767px){.mod-newsletter.full h1 {padding-bottom:11px;}}

Receba a newsletter do Poder360

As regras do julgamento foram apresentadas pelo líder da maioria, Mitch McConnell:

  • Acusação e defesa terão 24 horas cada para apresentar seus argumentos iniciais. O tempo será dividido ao longo de 3 dias;
  • Em seguida, os senadores terão 16 horas para fazer perguntas por escrito. Eles atuam como jurados do julgamento;
  • Haverá uma nova votação para definir se o Senado ouvirá ou não as testemunhas que não depuseram durante a fase de investigação na Câmara.

Trump é acusado de abuso de poder ao pedir para o governo da Ucrânia investigar a família de seu adversário político, Joe Biden e de obstrução no Congresso.